quinta-feira, 21 de abril de 2011

Empadão de atum




Decidi quebrar a minha regra pessoal por preparar empadão de atum para o nosso jantar. Estava inspiradíssima, pois de acordo com o S. que não é muito fã deste prato, o empadão estava muito saboroso. Devia ser verdade porque metade do empadão foi parar à barriguinha. Acreditem quando vos digo que me portei bem! Claro que repeti, mas de forma muiiiito moderada.




Ingredientes:


- 10 batatas; - 1 dl de natas; - 2 dl de leite; - pitada de sal; - pimenta; - noz-moscada; - 2 colheres de sopa de azeite de alho; - 1/2 cebola; - 2 latas de atum; - 2 colheres de polpa de tomate; - 2 dl de caldo de legumes; - ervas de provença q.b.; - oregãos q.b.; - manteiga para untar; - gema de ovo e azeitonas.




Modo de preparação:


Comece por cozer as batatas, reduzindo-as depois a puré, adicionando as natas, o leite e rectificando o tempero com sal, pimenta e noz-moscada. Enquanto as batatas cozem, prepare o recheio de atum. Aqueça o azeite e refogue a cebola. Logo que fique branda adicione o atum, e a polpa de tomate, envolvendo bem. Acrescente o caldo de legumes e tempere com as ervas de provença e com um pouco de oregãos. Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte um pirex de levar ao forno com manteiga. Comece com uma camada de puré de batata, depois o preparado de atum (utilize uma escumadeira para diminuir a quantidade de molho), repetindo e acabando com outra camada de puré. Passe uma gema no topo e decore com azeitonas (rodelas de chouriço é uma boa opção). Deixe no forno por 25 min ou até alourar.




Espero que gostem!

4 comentários:

  1. Obrigado pela visita ao meu blog que eu agora estou a retribuir, e pelo que estou a ver vou ficar por aqui durante algum tempo a explorar, e também me parece que vou ser seguidor para ter sempre acesso as novidades.
    Este empadão de atum está com um aspecto delicioso!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. ficou lindo este empadão e com certeza muito apetitoso :) beijinhos e boa Páscoa

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Sérgio e Barida,
    Agradeço as vossas visitas e comentários!
    Barida, apresento as minhas desculpas por andar tão distraída e só agora me tornar seguidora dos seus blogues. Mais vale tarde que nunca!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. realmente, meus parabens pelo comportamento, pois eu no seu lugar, nao conseguiria me portar bm diante a uma delicia como esta!

    em falar em moderação [mas precisament a falta dela] essa pascoa me rendeu kilos indesejaveis U_U'o terrivel prazer da gula...


    beijaooo

    http://cabecafeminina.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!