terça-feira, 15 de novembro de 2011

Doce de abóbora com amêndoa e canela




Hoje é o meu último dia de férias de 2011. Felizmente não chove, por isso talvez dê um saltinho até à praia, para andar um pouco e beber um cafézinho.



Ontem assistimos a uma cena hilariante, o Zeca a lutar contra o cesto da roupa! E acreditem que não foi nada fácil, o cesto deu luta.



Por falar em roupa, e porque estive a engomar toda a roupa que lavei e sequei graças aos 24ºC de sábado, pensei que gostava que a minha conta bancária crescesse ao mesmo ritmo da roupa!



Se da abóbora saíram sonhos, saiu também um doce que a mãe devorou numa noite, inspirado na receita da colher de pau (aqui)! Claro que me chateei com ela, depois queixa-se que está forte, e que as aulas de hidroginástica não estão a dar resultado.



Ingredientes para 3 fracos: - 1 kg de abóbora, limpa de casca e sementes; - 700 gr de açúcar; - 1 colher de café de canela; - 1 pau de canela; - 150 gr de amêndoa.



Modo de preparação: Reduza a abóbora a pequenos pedaços, e deixe-a repousar no açúcar por 12 horas (eu deixei quase 24h, pois não foi possível preparar ao fim das 12). Passado o tempo de repouso, em que vai conseguir um sumo, leve tudo a lume médio, acrescentando o pau de canela, a canela em pó e a amêndoa. Deixe cozinhar até conseguir o ponto de estrada (demorei cerca de 30 minutos a consegui-lo). Desligue e deixe arrefecer. Retire o pau de canela e triture com a varinha mágica.





Para esterilizar os frascos, fervi água, mergulhando depois os frascos e as tampas. Enchidos os recipientes com o doce ainda quente, deixe-os virados com a tampa para baixo para criar vácuo.


Eu gostei, a mãe gostou, e a sogra gostou! Por isso, o doce está mais que aprovado!


Espero que gostem!

5 comentários:

  1. Adoro esta compota, está com uma cor linda, e as amêndoas deram-lhe um toque especial.
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  2. O doce de abóbora é um dos meu preferidos [ao lado do doce de tomate]. Sabe sempre tão bem!
    E o teu ficou mesmo bem enriquecido, parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Olha, elas gostaram e eu também gostava, de o barrar agora numa fatia de pão.
    Delicioso.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Uma autêntica delícia... imagino e acredito plenamente!
    Beijos
    Teresinha

    ResponderEliminar
  5. doce de abobora é dos meus preferido o teu ficou perfeito.
    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!