quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bifinhos enrolados com brócolos e maçã

Estou a dois dias da apresentação oral do trabalho de espanhol, coisa que não faço desde os tempos da faculdade, e só de pensar fico muito nervosa. Esta foi a música que escolhi, cantada por Monica Molina:






Agora, reparem na maravilha de sugestão que vem no livro Velocidade Colher página 76, adaptado à nossa cozinha, por enquanto sem a tal da Bimby.




Ingredientes para 2 gulotões: - 2 bifes de perú; - 2 a 3 dentes de alho; - sal; - pimenta moída; - 100 gr bróculos (pus a olho); - 100 gr de maçã; - 80 gr de requeijão (usei Terra Nostra); - sumo de 1/2 limão; - mostarda; - 1 medida de arroz; - 2 medidas de água; - sal para temperar.

Modo de preparação: Tempere os bifes com o alho picado, sal e pimenta. Reserve. Triture os brócolos, a maçã, o queijo e outro dente de alho. Disponha uma porção de recheio sobre cada bife e enrole. (usei o fio de cozinha). Pincele os rolos com mostarda e leve ao forno por 20-30 min a 175ºC. Entretanto, prepare o arroz. Ferva a água, adicionando o arroz e o resto do recheio dos bifes. Deixe cozinhar por 10-15 minutos. Acompanhe com salada ou brócolos cozidos a vapor. E, delicie-se!

Nós gostámos muito! Espero que gostem!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Torta de pêra e canela


Existem coisas que me irritam, mas que vou tolerando até não suportar mais. Foi o que aconteceu com as paredes do quarto e da entrada que tinham alguma humidade. Este fim de semana aproveitei que estava com paciência e limpei tudo. Agora, só faltam os armários que reclamam nova arrumação.

Esta receita é maravilhosa, experimentei com pêra, mas foi com maçã que fiquei rendida. É da Gasparzinha e vem no seu livro Velocidade Colher, página 45.

Ingredientes para 10 doses: - manteiga para untar; - 600 gr de pêra rocha, descascadas e cortadas em pedaços; - sumo e raspa de limão; - água q.b.; - 200 gr de açúcar amarelo; - 4 ovos; - 4 c. sopa de farinha (60 gr); - 1 c. chá de fermento para bolos; - canela para polvilhar.

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre com papel vegetal e unte com manteiga um tabuleiro de 30X20 cm (optei por usar um pirex). Descasque as pêras, corte-as em pedaços, regue com o sumo de meio limão e coza-as em água. Escorra a água e reduza as pêras a puré. Junte o açúcar, os ovos, a raspa e o sumo do restante limão e bata bem. Acrescente a farinha e o fermento peneirados e envolva bem. Coloque o preparado na forma e leve ao forno durante 30 minutos. Desenforme a torta sobre um pano polvilhado com açúcar. Retire o papel e polvilhe com canela em pó e enrole-a com a ajuda do pano.
Os morangos saíram da nossa horta!

Espero que gostem da sugestão! Eu, adorei!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Tortellini com funcho e almôndegas pequenas


Lá está, também na minha dieta existe espaço para o dia das asneiras! E na sexta feira passada, antevendo um fim de semana de loucos, foi dia de asneira. Esta receita foi inspirada na Pappardelle com ragú de almôndegas pequenas, do Jamie Oliver, página 92.

Ingredientes para 3 comilões: 1 pacote de tortellini com funcho da Buitoni; - 200 gr de carne de porco picada (para o tempero da carne: - 1 pitada de canela em pó; - noz moscada, ralada; - 1 dentes de alho, picado; - sal e pimenta preta acabada de moer; - 1 ovo (mexa primeiro e vá adicionando à carne); - queijo parmesão acabado de ralar; - raspa de 1/2 limão); - 50 gr de soja; - molho de tomate (ingredientes: - 2 dentes de alho; - 1 punhado de ervas para pasta (manjericão, salsa, estragão, outras a gosto); - 3 tomates pelados; - polpa de tomate q.b.; - 1 pouco de vinagre de vinho tinto; - sal e pimenta preta acabada de moer).

Modo de preparação: Comece por preparar a soja em água fervente por 3-5 min. Escorra, esprema para retirar o excesso de água e reserve. Tempere a carne e junte a soja. Faça pequenas bolas e coloque num tabuleiro, levando-o ao frigorífico enquanto prepara o molho de tomate. (Sugestão para moldar as bolas: passe , de vez enquanto, as mãos por água fria, assim as bolinhas tornam-se mais densas e mantêm melhor a forma). Para o molho de tomate, aqueça um pouco de azeite numa panela. Frite o alho, as ervas, junte o tomate pelado e reduzido a pedaços, tempere com sal e pimenta e deixe fervilhar durante 15 minutos (a receita sugere 30 minutos, mas preparam as almôndegas à parte, como juntei ao molho de tomate, deixei o molho cozinhar por metade do tempo). Acrescente as almôndegas e deixa cozinhar por 15 a 20 minutos. Vá agitando levemente a panela. Quando colocar as almôndegas, coloque água a ferver para cozinhar a massa que deverá estar pronta ao mesmo tempo que a carne. Terminados os tempos de cozedura, retire a massa com uma escumadeira e junte ao preparado das almôndegas. Adicione, aos poucos, água da cozedura da massa para ajudar a fazer o caldo. Emprate decorando com ervas e parmesão. Acompanhe com salada de alface e tomate. Servimos um vinho tinto especial: Chaminé.

Espero que gostem da sugestão!

Lembro que o sorteio continua! Tenho a impressão de que vou morrer na praia :(

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nasi-goreng à minha maneira!



Tenho vindo ao blogue só para ler os comentários que vão deixando ou para espreitar o que se vai passando nos blogues que sigo. São algumas as receitas por editar para aguçar o apetite, assim como as dicas que fiquei de ir deixando. E começo mesmo por aí. Portanto, já falamos da água e seus benefícios. Tenho de acrescentar que já se nota que emagreci. Passei a comer menos. E, se têm dificuldade, recorram ao truque de comer num prato de sobremesa. Ah! Tenho de contar uma dica que vi no Dr. Oz! É de morrer a rir, mas eu não duvido da sua eficácia! Antes de começar a comer, simule que está a comer, levando mesmo o garfo à boca. Supostamente a pessoa sentir-se-à mais satisfeita. A sopa e/ou a salada estão sempre presentes, permitindo anular o consumo do arroz, massa e batata já que a sopa é preparada com batata doce, menos calórica.

Quanto à receita de hoje foi inspirada nesta!

Ingredientes para duas pessoas: - 1/2 frango; - 12 gambas; - 3 ovos; - 2 dl de arroz; - 1 cebola; - 2 dentes de alho; - pitada de gengibre em pó (se tiver fresco, melhor); - pitada de piripiri; - 50 gr de coco seco; - algumas gotas de sumo de limão; - sal e pimenta para temperar; - óleo para fritar.

Modo de preparação: Comece por cozer e desfiar o frango. Reserve. Coza as gambas. Reserve o miolo e a água da cozedura. Coza o arroz, sendo que os 2 dl equivalem a uma chávena de meia de leite, coloque uma chávena de água fervida e uma chávena da água da cozedura do camarão. Tempere com sal e deixe cozer por aproximadamente 15 min. Coza 1 ovo e frite os outros dois mexendo para que fique bem soltinho. Faça o refogado com a cebola picada e o alho. Acrescente o piripiri, o frango desfiado e o camarão. Junte o arroz, o coco e os ovos mexidos. Polvilhe com cebolinho e retifique o tempero de sal e pimenta e umas gotinhas de limão.

Nós adorámos! Espero que gostem também!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Carne salteada com cogumelos e ervilhas


Ainda a propósito de dietas, existem princípios básicos, infelizmente muitas vezes ignorados. Esta dica li num daqueles e-mails sobre boas práticas asiáticas que permitem minorar o impacto que o consumo de alimentos não biológicos acrescido de todo o tipo de poluição, incluindo o stress, a tristeza e a solidão, podem ter na nossa saúde. É simples. Ao acordar beba 2 copos de água natural e, antes de tomar o pequeno almoço espere cerca de 40 min. Tomado o pequeno almoço deve ficar 2 horas sem comer e sem beber nada. Já aqui comentei que tenho um pequenino problema em "ir à casa de banho", e não tem a ver propriamente com a alimentação, basta uma preocupação, por pequena que seja que fico, ou melhor, ficava muito mal. Desde que acrescentei este ritual à minha rotina diária, nunca mais tive esse problema! No e-mail referia que ajuda a curar inclusive cancros e depressões. Não sejam cépticos e experimentem!
Outra dica importante é o consumo de líquidos. Crêem os asiáticos que o consumo excessivo de água também não é tão benéfico como julgamos e, recomendava o livro que li à séculos, que optássemos por consumir legumes com elevada percentagem de água, se não estou em erro mencionava os espinafres. Quem tiver conhecimentos nesta área, faça o favor de corrigir!
Terminando, e muito importante, coma devagar! De preferência, sentado, e acompanhe com um chá.

Esta receita foi inspirada na da Gasparzinha, no seu livro "Velocidade Colher" página 108. Como não tinha tofu, optei pela carne de porco. 

Ingredientes para 2 pessoas: - 200 gr de carne de porco reduzida a pedaços a gosto; - 6 cogumelos brancos frescos; - tomate cherry; - 1 taça de ervilhas; - óleo e manteiga q.b.
Modo de preparação: Comece por lavar e laminar os cogumelos, fritando-os na manteiga. Reserve. Frite a carne num pouco de óleo e acrescente os tomates esmagados. Coza por menos de 5 min as ervilhas em água fervente. Escorra e junte à carne já frita. Junte os cogumelos. Acompanhe com arroz branco.

Bom apetite!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Novidades na cozinha

Detesto ir às compras sozinha, porque depois tenho de carregar os sacos todos. Mas, adoro ir sozinha porque tenho tempo e paciência para espreitar as prateleiras todas, comparar os preços, comparar o peso líquido, ler e comparar os ingredientes e ainda, descobrir novos produtos! 

Para começar, partilho com os amigos que esta gordinha está a precisar de perder uns quilinhos, portanto, estou de dieta desde sábado. Basicamente não como fritos, evito as gorduras, como por exemplo a manteiga, nada de doces (parte mais difícil, mas eu consigo!). Também deixei de beber café!!! Ontem foi o primeiro dia e foi muito doloroso. Passei o dia com dores de cabeça, mas consegui resistir.

Na sexta fui à natação. No sábado fui para a praia com a minha mãe e fizemos 3 km a pé. No domingo, repetimos a caminhada mas fomos mais longe e fizemos 7 km! Ontem fui à natação e hoje o corpinho pede descanso! ;)

Num próximo post começo a editar o que como durante o dia. A ver o que me sugerem!

Para conseguir resistir às bolachinhas que comprei para o maridinho, comprei uma mistura de muesli com frutos secos, vim ainda acompanhada destas bolachinhas de arroz (integrais com quinoa):


Mais uma descoberta, que adicionei ao pão que preparei este fim de semana, e que ficou maravilhoso:



Do Pomar da Joaninha em Porto Salvo (R. Dr. Francisco Calheiros, 38 A/B, 2740-049 Porto Salvo) vim carregadinha da tal fruta a 0,59€ o quilo, e muitos legumes para preparar sopa e cozer para ajudar à dieta. Se vivem perto e não conhecem, ou nunca entraram, recomendo a visita. Os donos são super simpáticos e propõe sempre um desconto para escoar o stock.

O sorteio continua até 11-06-2012!

Espero que gostem das dicas! E, se as tiverem, não hesitem em partilhar!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Sorteio: 200 seguidores! :)


Na sexta feira recebi uma notícia que ainda não percebi se afecta ou não a minha vida profissional. Mas, como sou uma pessoa forte e cheia de coragem (pelo menos é assim que me tenho esforçado por pensar) vou esperar para ver o desenrolar.
Para me distrair, nada melhor do que, num dia cinzento anunciando a chegada de dias em que a temperatura promete rebentar o termómetro, anunciar um novo desafio!
Está na hora de presentear todos os amigos que têm dado apoio, através das visitas que vão aumentando, e especialmente através dos comentários que são verdadeiras pérolas!
O objectivo é chegar aos 200 seguidores (será possível? acho que sim, pois isto da blogoesfera é uma espécie de never-ending).
Não é obrigatório que já tenha comentado no blogue, mas tem de ser seguidor. No entanto, para registar a sua participação deve deixar o seu comentário sob esta mensagem, registando o seu nome e a identificação do seu blogue.
Agradeço que leve o selinho para o seu blogue.
Data fim: 11-06-2012.
Parece-vos bem? Então, toca a participar!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Bife de atum com ervilhas


Ontem, enquanto as mães passeavam os filhos junto à praia, eu passeava o Zeca! Mas, não vi ninguém parar e dizer: "Oh! que bebé tão fofinho!". Já com o Zeca, era pessoa sim, pessoa também: "Oh! Que cão tão fofinho!". E era vê-lo todo derretido, a aninhar-se aos pés das pessoas e a abanar-se todo e a dar beijinhos a quem lhe fazia festinhas. Um vendido é o que este cãozinho é. Mas mereceu o passeio. Depois de um valente banho (que até fiquei com dores no rabiosque de ter ficado em biquinhos de pés montes de tempo), cortei 5 quilos de pêlo à tesourada. Até tenho jeito para a coisa! Agora, só falta retocar. Isto para dizer que ele portou-se lindamente!

Com esta sugestão do Jamie Oliver tivemos mais uma estreia: atum fresco. Não me lembro de já ter comido e recomendo, apesar do preço exorbitante.

Ingredientes para 2: Para a preparação do azeite de orégãos: - 1 raminho de orégãos; - sal marinho; - sumo de 1 limão; - azeite virgem; Restantes ingredientes: - 1 taça de ervilhas; - 1 taça de favas (não usei); - azeite; - pimenta preta acabada de moer; - hortelã fresca; - sumo de limão; - 2 bifes de atum.

Modo de preparação: Para fazer o azeite de orégãos, esmague os orégãos com uma boa pitada de sal marinho num almofariz até obter uma pasta. Junte o sumo de limão e 8 colheres de sopa de azeite e mexa até obter uma boa consistência para regar.
Leve uma panela de água ao lume até ferver, deite as ervilhas e deixe cozinhar por 3-4 minutos. Depois retire-as com a escumadeira. Junte as favas à água fervente e coza durante 3-4 minutos. Escorra e deixe arrefecer. Pele as favas maiores.
Para temperar as ervilhas e as favas, tem de equilibrar o ácido e o azeite num molho de salada. Deite o azeite e uma boa pitada de sal e pimenta numa taça grande. Pique a maior parte da hortelã, junte as ervilhas e as favas e misture tudo. Junte sumo de limão a gosto.
Aqueça o grelhador e tempere os bifes  com sal e pimenta e junte algum azeite de orégãos. Coloque no grelhador e toste 1 a 2 minutos de cada lado.
Sirva o peixe imediatamente com as ervilhas e as favas e polvilhe com o resto da hortelã.

Espero que gostem! Eu gostei e vou repetir, desta vez com as favas!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Uma novidade...

Nem sei como comunicar que o blogue "Trabalhar em casa" está a dar que falar! Convido todos os que me acompanham a visitar o TrendAlert. O vosso clique fará toda a diferença e, deixar-me-à que nem uma criança que acaba de receber a tão desejada bicicleta. Agradeço também à  Natacha a oportunidade.

Para mim, fez todo o sentido apresentar-me convenientemente, daí a actualização da fotografia!

Um grande beijinho a todos os que por aqui passam! E, uma vez mais, obrigada por todo o vosso carinho! Atrevo-me a comentar que é um blogue que foi nascendo muito devagar, mas que cresce um bocadinho a cada passo.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Rolo de carne picada com surpresa


Passando revista aos últimos acontecimentos, também quero comentar o acontecimento do mês, a ida aos descontos do Pingo Doce. Para começar, respeito quem se atreveu a ir lá. Primeiro porque tiveram coragem. Coragem para participar na aventura que deve ter sido.  Depois valorizo a inteligência de quem soube aproveitar a oportunidade. Eu não aproveitei por dois motivos: 1º Fui às compras na sexta à tarde; 2º Detesto confusão, por isso, mesmo que não tivesse ido às compras, duvido que me deslocasse ao PD. O mais provável era andar à pancada com alguém para conseguir o último pacote de bombocas! Para terminar, pois já temos os ouvidinhos entupidos com esta história, espero que o Tio Belmiro faça uma promoção idêntica, mas sem entrar em histerismos, pode ser Tio Belmiro? O povo agradece.

A receita de hoje resulta de um excelente aproveitamento, ora digam lá quem consegue com uma bifana alimentar três pessoas? Ah poisé!

Ingredientes: - 1 bifana; - 30 gr de soja; - 3 ovos; - 6 fatias de bacon; - óleo para fritar.

Modo de preparação: Triture a bifana, previamente temperada com sumo de limão, sal, alho picado e colorau. Passe a soja por água e leve a desidratar em água fervente por 3 a 5 minutos. Escorra e deixe arrefecer um pouco antes de misturar na carne. Coza os ovos por 5 minutos em água fervente temperada com sal. Pré aqueça o óleo. Forre o ovo com a mistura da carne e da soja. Termine com a fatia de bacon. Leve a fritar até lhe parecer cozinhada. Acompanhe com arroz de ervilhas e salada.

Espero que gostem!