segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Ementa semanal #2

Gostaria de poder dizer que passei montes de horas agarrada ao fogão a preparar doces natalícios, mas não, não passei. Também gostaria de poder dizer que aproveitei imenso o tempo livre para estudar, mas não, não estudei tanto quanto desejaria. Também gostaria de dizer que andei a limpar e arrumar a casa, mas não, também não andei nas limpezas como seria suposto. Descansei. Basicamente foi isso, descansei. Mas ontem, entre apanhar roupa, estender roupa, pôr a máquina a lavar, arrumar a cozinha, fazer o jantar, lá me deu um daqueles ataques de nervos em que sinto que parece que o coração vai rebentar e que a respiração está descontrolada. Não percebo porque é que por mais que me esforce não consigo ter tudo 100% arrumado, organizado e limpo. E pronto, daqui resulta uma nova resolução! Tentar ter um ano novo ano com mais tranquilidade.

Vamos ver quanto tempo é que vai durar esta coisa das sugestões para ementas semanais! Já vamos na segunda semana! Na semana passada escolhi:


* Sopa de feijão branco com espinafres e açafrão;
(revista Bimby Dez-13, pg 58)
Ingredientes para 4: 
- 30 gr de azeite (coloquei apenas 15);
- 3 dentes de alho;
- 1 c. de chá de açafrão-das-índias;
- 400 gr de água (parte foi da cozedura do feijão);
- 1 cubo de knor legumes (coloquei de galinha);
- 150 gr de espinafres;
- 400 gr de feijão branco cozido;
- 1 c. de chá de colorau;
- 120 gr de natas;
- 1 pitada de pimenta.

Modo de preparação:
1/ Coloque no copo o azeite e o alho, pique 3 seg/ vel 8 e refogue 3 min/ varoma/ vel 1.
2/ Adicione o açafrão, a água, e o caldo de legumes, coloque a varoma com os espinafres e coza 10 min/ varoma/ vel 1. Retire a varoma e reserve.
3/ Adicione o feijão branco, o colorau, as natas e a pimenta e programe 5 min/ 100ºC/ lâmina inversa/ vel colher.
4/ Adicione os espinafres e programe 2 min/ 100ºC/ lâmina inversa/ vel colher. Sirva quente.

* Massa com cogumelos e bacon;
* Caril de frango;
* Bacalhau com coentros.

Foram poucas refeições, pois tomámos algumas delas na casa dos sogros.

Espero que gostem das sugestões!

Bjo

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Lulas com molho de mostarda

Por sugestão da Marmita Lisboa, e porque é uma receita da qual gosto muito, partilho que vem no livro base da bimby, na página 82 (edição mais recente).


Ingredientes para 6 pessoas:
- 50 gr de azeite (acho um abuso e coloco entre 10 a 15 gr);
- 150 gr de cebola;
- 2 dentes de alho;
- 250 gr de tomate em pedaços;
- 1000 gr de lulas limpas, cortadas em pedaços;
- 50 gr de vinho branco ou vinho tinto;
- 1 folha de louro;
- sal e pimenta q.b.;
- 2 gemas de ovo;
- 20 gr de mostarda;
- 1 c. chá de sumo de limão;
- 20 gr de salsa picada.



Modo de preparação:
1/ Coloque no copo o azeite, a cebola e os alhos e pique 5 seg / vel 5. Refogue 5 min/ varoma/ vel 1.
2/ Junte os tomates e triture 20 seg/ vel 7. Com a ajuda da espátula baixe os resíduos das paredes do copo e programe 5 min/ 100º/ vel 1.
3/ Adicione as lulas, o vinho, o louro, o sal, a pimenta e programe 25 min/ 100º/ lâmina inversa/ vel colher.
4/ Verifique se as lulas estão cozidas, se for necessário programe mais alguns minutos à mesma temperatura e na mesma velocidade.
5/ Numa taça envolva as gemas, a mostarda, o sumo de limão. Programe 4 min/ lâmina inversa/ vel 1, e incorpore a mistura em fio pelo bocal da tampa.
6/ Coloque numa travessa de servir e polvilhe com a salsa picada.

Espero que gostem!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Ementa semanal # 1

Com os estudos, com o ginásio e com as tarefas domésticas, fico com a agenda demasiado preenchida. Por isso, comecei a criar o hábito de perder uma manhã ou tarde, de um dos dias do fim de semana, para preparar comida a ter disponível no frigorífico para a semana seguinte.

Para esta semana escolhi:

Bacalhau à braz;
Lulas com molho de mostarda;

Rissóis de peixe;
Lombinho cozido a vapor;
Arroz de pato;
Panados de peru;
Cogumelos cozidos a vapor;
Arroz branco;
Feijão manteiga;
Legumes grelhados (pimento vermelho e curgete).

Assim, é menos uma tarefa com que tenho de me preocupar diariamente.

Espero que tenha servido de inspiração! 

Bjo


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Directamente para o fim de ano

para um pequeno balanço do 2013! 
Avisei que este ano riscaria a palavra crise do meu dicionário. Não é que não a tenhamos sentido. Sentimos como qualquer um que viva neste país à beira mar plantado, e que tanto amo. Com algumas peripécias, lá mudámos de casa. De uma casa com humidade a nascer nas paredes, passámos para uma que mais parece um frigorífico. Com certeza que o futuro avizinha-se brilhante, com poupanças em liftings faciais! Mesmo assim, estou certa de que um dia terei a minha casinha, perfeita tal como nos meus sonhos! 

Entre a mudança de casa, fui a Paris. Parece que foi ontem! Voltava para lá hoje mesmo. Adorei a cidade. Não consigo explicar o porquê. Talvez porque era um sonho que nunca pensei algum dia realizar. Gostei mais que Madrid, apesar de defender que tenho uma costela espanhola (acho que não tenho, mas para todos os efeitos é como se tivesse!), não fosse a minha paixão pelo lindo idioma que me encanta. Não tive a oportunidade de frequentar mais um nível de espanhol, pois é daqueles objectivos que quero concretizar, ainda que demore, terminar o curso. Mas voltei para a faculdade. E estou a adorar cumprir com este objectivo. Felizmente, estou muito motivada e, para já, isso vê-se nas notas que tenho recebido (100% a contabilidade ah ah ah! Se eu alguma vez sonhei ter uma nota tão alta!).

Tive a oportunidade de voltar a conviver com a família, rever primos que não via há décadas! E foi muito emocionante. Lembrei o tio que para mim era um pai, que adoraria que estivesse aqui, que vi ir embora cedo demais, muito cedo mesmo. Apesar de defender que nunca me arrependo de nada, nem dos erros mais graves e com os que mais sofri, pois acho que isso só serve para nos tornar mais fortes, mas sei que se o meu tio não tivesse partido aos meus 10 anos, seus 20 e poucos, a minha vida teria sido tão diferente. E não falo só de mim, falo de toda a minha família. E ter reencontrado a família, lembrou-me o tio. Gostava tanto de sentir o teu abraço.

Entretanto, disseram-me discretamente que estava gorda. Já não estou, ou pelo menos, quase que não estou, decidi inscrever-me no Vivafit, e fui agradavelmente surpreendida. A equipa é espectacular. Felizmente mudaram o sistema e abandonaram as máquinas, as aulas de grupo são divertidas e garanto que o meu humor melhorou substancialmente. Quanto ao peso? Ontem pesei-me e já tenho 61,7 Kg! Não me lembro de pesar tão pouco há imenso tempo! 

Fiz um ano de bimbyces, que estou a adorar e que me tem permitido aventurar-me em novas e ousadas receitas. Para a semana teremos aqui uma enorme surpresa! (Levanta o pé do chão gente!) 

E pronto, assim foi o meu 2013. Sempre com muitos projectos, com muitas mudanças, com muita correria, com muitos sonhos! 

Quanto ao 2014, quero que seja pleno de saúde, alegria e muitas emoções positivas! Para começar, partilho que estou em pulgas pois vou a Londres, já tenho o bilhete, pois isso, este sonho será transformado em realidade muito em breve! Relativamente ao trabalho, em princípio manteremos a nossa relação, a entidade patronal está satisfeita, e eu estou igualmente satisfeita!

Agradeço a todos os amigos que foram passando para acompanhar os dias da nossa vida, as palavras calorosas, as sugestões que vou espreitando e experimentando nos vossos blogues, o ajudarem-me directa ou indirectamente a ser mais corajosa, a querer viver cada dia mais intensamente. 

Festas felizes! E, já agora, façam o favor de serem felizes! E sonhem. Sonhem muito!

Esta, dedico a quem mais atura as minhas birras! Obrigada!


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Figos com nozes

Ainda a propósito do aniversário do marido, preparei uma entrada que causou furor! Supostamente era para ser figos com nozes, mas adaptei a tamaras e alperces com nozes. No momento de fazer as compras temos de optar por alternativas mais económicas e entre comprar uma embalagem de figos secos, da qual usaria apenas parte, a comprar uma que ainda que não tenha figos servirá o mesmo propósito e será consumida na totalidade, pareceu-me esta a melhor opção. No entanto, deixo o receita original.

(In Bimby, Janeiro-13)

Ingredientes:
- 50 gr de amêndoas torradas;
- 250 gr de figos secos cortados em quartos;
- 50 gr de alperces secos;
- 50 gr de miolo de noz;
- 5 gr de brandy;
- 20 gr de mel;
- Queijo chèvre.

Modo de preparação:
1/ Coloque no copo as amêndoas e pique 6 seg/ vel 8. Retire e reserve.
2/ Coloque no copo os figos e triture 8 seg/ vel 7.
3/ Adicione os alperces, o miolo de noz, o brandy, o mel e as amêndoas reservadas e misture 5 seg/ vel 5. Coloque a mistura sobre película aderente e molde em forma de cilindro. Leve ao frigorífico cerca de 24 horas. Sirva com tostas sobre uma fatia de queijo.

Espero que gostem! Bjo

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Ovos de chocolate com panna cota

O meu menino fez anos, e teve direito a uma festa "por todo lo alto"! Enchi-me de coragem e preparei para sobremesa esta sugestão da revista bimby de Março 2013.

À primeira vista parece difícil, mas não. O difícil, para mim, foi encher os balões! 


Ingredientes para 8:
- 200 gr de chocolate;
- 400 gr de natas;
- 400 gr de coco;
- 60 gr de açúcar;
- 1 pacote de gelatina em pó (6 gr.);
- 150 gr. de manga;
- sumo de 1/2 laranja.

Modo de preparação:
1/ Encha os balões e coloque sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal.
2/ Coloque no copo o chocolate, rale 5 seg/vel 9 (eu marquei mais 5, pois ainda tinha bocados grandes) e derreta 10 min/ 50º C/ vel 2 (Aconselho que a meio do tempo abram a tampa e empurrem o chocolate que vai ficando nas paredes do copo). Retire para uma taça e mergulhe a base dos balões no chocolate, coloque sobre o tabuleiro e leve ao frigorífico por 5 min (com o frio que estava, nem precisavam ir ao frigorífico!). Mergulhe novamente os balões no chocolate para formar a segunda camada e deixe repousar no frigorífico por 2 horas (deixei ficar de um dia para o outro).


3/ No copo limpo, coloque as natas, o leite de coco e o açúcar e aqueça 5 min/ 90ºC/ vel 2. Adicione a gelatina e programe 1 min/ 90ºC/ vel 3. Retire, reserve e deixe arrefecer por completo.
4/ Retire os balões do frigorífico e com a ponta de uma tesoura fure os balões para deixar sair o ar e descolar o balão do chocolate até se soltar totalmente (é muito fácil, mas em caso de dificuldade podem usar um palito ou uma pinça).
5/ Distribua a panna cotta pelas tacinhas e leve ao frigorífico até ganhar consistência.
6/ Coloque no copo limpo a manga e o sumo de laranja (coloquei a metade da laranja inteira, descascada e sem caroços).

Ficou muito bom!






Espero que gostem!